Quem é Keith Haring?

11 maio

Mais uma da série “obrigada Google por me dar mais cultura”: Descobri Keith Haring (1958-1990), artista plástico americano que muito contribuiu para a projeção do grafite no mundo.

 

E aí que entram as coincidências da vida…

GOOGLE BY KH

Vi essa imagem no Google e pensei: “essa imagem me soa familiar”. E qual não foi a minha surpresa descobrir que eu vi as obras deles no MoMA, no ano passado! Para os meus amigos que passearam pelo site, viram a minha foto de perfil, cuja qual tirei em frente ao quê? Ao painel dele!!

Seu trabalho começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de metrô de Nova Iorque. As suas primeiras exposições começaram a partir de 1980 no Club 57, que se tornou um ponto de encontro da elite vanguardista.  Na mesma década, participou em diversas bienais e pintou diversos murais pelo mundo – de Sydney a Amsterdã e mesmo no Muro de Berlim.

Além de artista plástico, Keith era designer e ativista. Muito dos murais que pintou ao redor do mundo foram apoiando o combate à AIDS e ao preconceito. “Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará”, disse em 1988.

Sua última obra pública ganhou vida na Itália, em 1989, perto da Igreja de Sant’Antonio Abate, em Pisa: um mural gigante chamado Tuttomondo dedicado à paz universal.

Keith faleceu cedo,  aos 31 anos de idade, vítima de complicações de saúde relacionadas à doença.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se estiver pensando em passear por NYC, vale a pena a visita ao MoMA e ver suas obras. Senão, procure no Google, “o grande mestre” que tem muito à oferecer sobre o artista.

Beijo!

4 Respostas to “Quem é Keith Haring?”

  1. Vanessa maio 11, 2012 às 4:40 pm #

    Adorei seu blog, Carol!
    Informações interessantes contadas de uma forma leve e agradável!
    Beijinhos,
    Vanessa 🙂

  2. patriciacorrea maio 13, 2012 às 6:42 pm #

    Adorei!!! Ele tem uma vibe Romero Britto que eu gosto!!! Sempre gostei desse estilo e não conhecia o Keith! Pelo menos, não sabia seu nome! Caroline é CULTURAAAA!! (hahaha lembra???) Beijos!!!!

Be my guest!

