Você conhece o Google Art Project?

9 jun

 

Minha amiga Suzana, que me ajuda na parte de arquitetura e decoração aqui no blog, me sugeriu falar sobre o tema de hoje – Beijo, Su!!

Quantas vezes você já ouviu uma pessoa fazer o seguinte comentário azedo: “acho uma graça, não visita museu no Brasil e vai pra Europa dizer que foi e é lindo…”. Eu já ouvi algumas vezes, rs! Acho que até me encaixo nessa de querer conhecer vários museus quando viajo e nem vou tanto por aqui, o que me entristece, porque nós temos muitas exposições super interessantes. Há pouco tempo atrás, aqui no RJ, tivemos uma da brasileiríssima Tarsila do Amaral no CCBB e de obras do Miró num restaurante em Ipanema. Lamento mesmo não ter ido, pois conheço e aprendi a gostar deles – lá fora!

Só que quem está impossibilitado de viajar, seja por falta de tempo ou de dinheiro, pode conhecer muitas obras belíssimas do exterior e daqui mesmo do Brasil, através de uma ferramenta conhecida como Google Art Project.

No total são 40 países e mais de cem instituições e exposições permanentes fazendo parte do projeto, que tem como referências o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova York), Tate Modern (em Londres), Museu da Acrópole (em Atenas) e Museu Reina Sofia (Madri). Aqui do Brasil nós contamos com 98 obras da Pinacoteca do Estado de São Paulo e mais 89 do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Os artistas escolhidos não foram somente aqueles com participação histórica, mas também artistas cujas obras sejam impactantes no mundo todo, como foi no caso dos brasileiros.

Outro aspecto deste serviço é a ferramenta que permite passear pelo interior das salas dos museus, que podem ser vistas direto do Google Maps através da tecnologia do “trolley”, a mesma do Google Street View, feita com um pequeno veículo com câmeras em 360°, que fotografam e recriam os ambientes. E como não poderia deixar de ser, existe a possibilidade de compartilhar o que mais gostou nas redes sociais.

Falei muito de museus, visitas virtuais, mas… quem disse que é só isso? É claro que a Google tinha que impactar e incluir no serviço nada mais, nada menos que um tour pela Casa Branca! Visite parte das instalações da sede do governo dos Estados Unidos, como salões, escritórios e bibliotecas. Só não dá para ver a sala ocupada pelo Barack Obama… 😦

É a oportunidade ideal para quem ainda não conhece ou não conheceu por completo tanta coisa boa que tem por aí!

Fonte: Guia da Semana e Olhar Digital.

Anúncios

Uma resposta to “Você conhece o Google Art Project?”

  1. Patricia Corrêa junho 11, 2012 às 3:18 pm #

    Não conhecia, MUITO legal o Google Art Project!!!! Google é DEMAIS mesmo!!!! Beijão!!!!

Be my guest!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: